Site de fanfics gerais.
Estava mexendo no site de uma banda e encontrei a rede ‘ning’. Não é paga, é fácil de mexer e disponibiliza uma série de recursos: grupos com fóruns específicos, fórum geral, blog, comentários nos perfis, postagem de fotos, músicas, vídeos, adição de amigos, envio de mensagens e uma janela para chat.
Tive poucas opiniões, poucas críticas, poucas sugestões, mas a maioria delas foi positiva, então decidi publicar por aqui e vou explicar por quê:
A intenção de criar esse site não é de roubar leitores e escritores da comunidade, é de abrir um espaço para fanfics diferentes. O fandom estrangeiro é muito mais amplo que o nacional; parece que escritores e leitores aceitam mais temas, mais ships, se arriscam mais, não têm medo de divulgar o que escrevem.
Antes eu achava que só eu era chata demais a ponto de olhar para as fics brasileiras e não me interessar por 98% delas, mas faz um tempo que vejo que não sou a única. Muitos enredos são batidos, são clichês e se adaptam ao padrão da comunidade para conseguirem leitores. Não sei vocês, mas eu me cansei um pouco disso.
A fofura abstrata é legal até certo ponto, assim como os dramas forçados, os assassinatos idênticos uns aos outros e as PWPs sem sentido, mas eu mesma tenho fanfics que não se encaixam em nenhuma das categorias mais lidas e não posto por causa disso. Posto, mas apago, como muita gente faz, porque começamos com algo diferente e o que encontramos é uma série de leitores que obviamente estão ali por causa da amizade ou apenas por educação, compaixão.
O que eu proponho é que entrem no site aqueles que quiserem postar e ler fics novas, desde textos mais trabalhados até enredos e ships incomuns, rejeitados no fórum da comunidade. Assim teremos a certeza de que vamos dar uma olhada por lá e conseguir o que é difícil de encontrar na comunidade. Se for preciso começar com traduções estranhas, que seja feito, mas que possamos quebrar o padrão com isso.
Eu realmente quero tentar, e peço ajuda aos que também se interessarem por isso. Podemos ter cinco, dez pessoas, não importa o número. O que importa é saber que em algum lugar vamos ter fácil acesso a enredos menos batidos.
O site é esse: http://ficsdebandas.ning.com
Os grupos são esses (são apenas exemplos, claro, teremos grupos para todas as bandas sobre as quais as autoras queiram escrever): http://ficsdebandas.ning.com/groups
E aqui é o fórum geral: http://ficsdebandas.ning.com/forum
Agradeço desde já. Aos interessados: fucem no site para mais detalhes.
- Por Cínthia Zagatto.
0 comentários:
Postar um comentário
A página de comentários está ocupada. Para evitar qualquer tipo de conflito entre leitores, vá ler um livro e volte mais tarde. Obrigada. :)