Thatiane Galassi Bergamo, 19. Santos.
Você foi a criadora da comunidade. Como conheceu as fics?
Conheci FanFictions através de uma amiga minha que, assim como eu, gostava de Mest. Ela me mandou uma fic deles escrita pela Lunna, a Ultimate. Fic que eu até hoje lembro e continuo adorando.
E por que resolveu criar a comunidade?
Porque quando eu postei minha primeira Fic, além de ouvir muitos elogios, e críticas - porque todo mundo achava um absurdo Pierre e David juntos - percebi que não existiam lugares para postar mais das minhas Fics. Só para fic de Harry Potter - que eu também já tinha escrito, mas no papel. Então criei uma comunidade onde eu pudesse postar minhas Fics sobre Hott Baguettes (que na época nem assim era chamado). No começo, apenas amigos freqüentavam a comunidade, apenas leitores das minhas Fics e apenas eu postava lá. Depois que foi crescendo...
Você se lembra qual foi sua primeira fic, primeiro ship, e como começou a escrevê-las?
Lembro. Eu conto minha primeira Fic sem ser a de Harry Potter, porque ainda não tinha noção do que eu estava fazendo e também porque não cheguei a terminá-la. Foi Pierre/David, não me lembro o nome. Essa fic era "comunitária", foi criada em uma das comunidades da Nathy. Era como as interativas de hoje, aonde cada um vai completando. Eu fiquei postando lá por muito tempo, só eu e mais uma menina, que até hoje é minha amiga. Logo após eu comecei a escrever uma história só minha, porque a comunitária estava tomando rumos não planejados e esperados por mim. Passei então a escrever Fics para mim, e depois escrevia para minhas amigas e nós trocávamos Fics. Todos os dias.
Você acha que sua paixão pelo Tony Lovato te influenciou a escrever fics? Ou escrever já era algo que você gostava?
Influenciou completamente. Eu sempre supri dois amores platônicos na minha vida: Anthony John Cappiello Lovato e Pierre Charles Bouvier. Estes eram personagens principais em toda e qualquer história minha, principalmente o Tony. Sem Mest e Simple Plan eu não seria o que sou hoje. Mas sim, eu já gostava de escrever, como sempre gostei de ler, mas a minha real motivação foi com eles.
Você é amante do ship Tony/Benji. Por quê? O que te faz amá-los tanto?
Como não amar um loiro oxigenado que só pensa em putaria e um gordinho mal-humorado que insiste em negar a relação deles? Como não amar dois homens que declaram abertamente que se amam, que usam alianças de "amizade" e que fazem músicas juntos? Benji é o único que pode "roubar" o Tony de mim, com o maior prazer. Eu os amo porque eles são parte de mim, da minha adolescência. Eu cresci com eles e acredito cegamente que são um dos casais mais Canon do bandom. Eu não existo sem Lovato e Madden. E eu também os amo por quem eles são quando estão um com o outro. Quem conhece sabe, a relação Tonji descreve o real sentido da palavra Amor e Amizade.
Você é uma das únicas autoras brasileiras que consegue fazer o vínculo entre Simple Plan, Good Charlotte e Mest realmente funcionar. O que acha das fics que tentaram fazer isso e não deram certo? Por que você acha que não deram certo?
Uau, eu sou? Não sabia, sério mesmo. Eu não sei, sinceramente, porque nunca pensei sobre isso. A questão é que eu sempre os imaginei juntos, eu sempre os quis juntos, como uma grande e feliz família.
E você acha que eles dariam certo na vida real? As três bandas poderiam mesmo coexistir?
Na minha pequena e maluca mente imaginária, sim. Mas na realidade seria um tanto quanto complicado, afinal de contas são pessoas diferentes, bandas diferentes, com turnês diferentes e tudo mais. Mas o que é a distância para 'amigos' e irmãos? O que os impede de se juntar no final do mês ou de se esbarrarem na mesma cidade? Nada.
Hoje em dia você se vê mais voltada para fanfics hétero. Por quê? O que te fez mudar?
Apesar de eu ter começado com Slash, eu sempre escrevi muito Hétero, então é como andar de bicicleta: você nunca esquece como é bom. Eu tenho um gênio complexo, não gosto de rotina e eu sempre mudo demais. Me enjôo fácil das coisas após alguns meses. Esse seria o primeiro motivo. O segundo motivo é que as Fics héteros me aproximam mais dos personagens, sinto-me mais familiarizada com eles. Também me sinto mais livre para trabalhar com casais Héteros que, apesar de não parecer, são bem diferentes dos casais Homossexuais. O terceiro motivo é que eu adoro explorar o que um casal Hétero pode realizar em uma Fic, algo que um casal Homossexual não pode. Como um parto, ou uma posição diferente no sexo e até mesmo as partes do corpo da mulher, problemas com TPM e muito mais. Eu gosto disso, gosto de mudar.
O que acha da falta de fanfics hétero na comunidade?
Acho que, infelizmente, estão desvalorizadas. No começo tinha fic hétero e as pessoas liam sem problema algum, mas depois que Slash virou "moda" tudo mudou. Eu não entendo como uma pessoa que passa por cima dos piores preconceitos relacionados ao homossexualismo pode dizer que não aceita Fics Héteros, que tem nojo, que odeia. Eu entendo que muitos leitores foram habituados a Fics homossexuais, mas isso não significa que as Héteros não prestam ou são piores. Peço que não tenham medo de conhecer novas experiências, de mudar sua leitura. Existem Fics boas e Héteros na comunidade, não percam uma boa leitura por tão pouco.
Não acha que o problema talvez seja a falta de autores que se aventuram? Que talvez por a maioria dos autores começarem com fics hétero, ainda não sendo bons escritores, em sua maioria, as pessoas passam a achar que fanfic hétero é igual a escrita ruim?
Para mim, isso é um pensamento bastante hipócrita e de pessoas de mente fechada. Se fosse assim ninguém leria na FdB, porque todas as Fics iniciais eram em Script e tinham um português péssimo. Mas não, mesmo assim as pessoas estavam lá. Não acho que este seja o problema; eu espero que não. Acho que tem muito escritor que escreve pra receber comentário, e Fic hétero não dá tantos comentários quanto Fic Slash, não é? Isso faz com que elas diminuam. Assim como escritores, temos os leitores, que não lêem porque não gostam do Ship ou porque não gostam de Hétero. Claro que também têm autores que não se aventuram. Depende de nós todos, na realidade. Se elas fossem mais valorizadas, com certeza teriam mais delas pela comunidade. Eu posso concordar que têm gente que pensa que vai ser uma Fic ruim porque vai ser sempre relação "fã/ídolo" ou porque uma "Groupie" vai roubar "seu" amor platônico. Mas como na pergunta, não acho que seja por causa da escrita ruim.
Acha que a Fics de Bandas já foi uma comunidade melhor e que as fanfics estão sendo banalizadas? Qual sua opinião sobre isso?
Acho que FdB já foi melhor com relação a humildade, respeito e seriedade. Mas não com relação a organização, pois ela é muito melhor hoje. Hoje, infelizmente, existem autores que não levam as Fics a sério - são os que banalizam tudo, os que fazem por comentário. Autores que brigam entre si, o que é triste, porque todos estão lá por um único propósito. E quanto menos respeito, menos seriedade; Menos acreditam em nós, nas Fics. Leitores que atacam autores porque não gostam deles - um leitor que faz isso não pode ser considerado um bom leitor, ele não reconhece o trabalho do autor, ele apenas julga sem finalidade e justiça. Ele julga o autor, não sua obra. Muitos leitores que não dizem o que pensam - isso contribui para a banalização, porque como um autor pode crescer sem críticas construtivas? É preciso mais verdade. E muita gente que ainda acha que aquilo é passatempo. Escrever não é brincadeira, exige tempo, falta de preguiça, inteligência, doação e vontade. Exige carinho, amor e muita imaginação. Fics de Bandas não é um passatempo, é uma escola de futuros escritores, pois eu sei que dali vão surgir futuros livros. E eu sei que de lá já surgiram muitas coisas. Parem de tratar Fics com descaso. Muita gente estuda vocabulário para fazer uma Fic boa, sai atrás de informações para criar um cenário real, batalha para ver o final de sua obra. Isso vale muito e merece ser tratado com imenso carinho.
Algum comentário extra?
Eu sei que falei demais, e eu poderia continuar por horas e horas, pois a FdB é muito importante para mim. É e sempre será minha "filhinha" que vi crescer e se tornar o que é hoje. Dali eu tirei muitas amizades e muito aprendizado. Eu sou grata pela comunidade e pelas pessoas que compõe ela. O que quero dizer é: continuem escrevendo, estudem para serem melhores (ninguém é perfeito em nada, perfeição só existe se a cobrança existir), leiam muito, se respeitem e o mais importante: não me fuzilem pela entrevista (risos).
A great weekend.
Ship: Lisa/Pierre Bouvier, Rose/Sebastien Lefebvre.
Censura: R.
“Desta vez não era o homem da entrega. Nem a camareira que havia passado e sido dispensada mais cedo. Não era o Sebastien de olhos assustados e ao mesmo tempo tão relaxantes.
Era Pierre. Alto e com a carranca séria, uma ruga formando-se em sua têmpora. Ela reconheceu. Podia reconhecer o rosto dele até de olhos fechados, de tanto que Liss tinha passado os últimos anos balançando fotos em sua cara, dizendo: ‘Esse homem ainda será meu!’”
- Por Maah Rodrigues.